Siga-me no Twitter: https://twitter.com/edsoncavalcante
segunda-feira, 24 de dezembro de 2012
Livro de Xadrez
Durante uma partida de xadrez, cada enxadrista controla dezesseis peças que podem ser de cor clara ou escura (normalmente brancas e negras), sendo que as brancas devem sempre fazer o primeiro lance. São necessários um tabuleiro com oito fileiras e oito colunas composto por sessenta e quatro casas (sendo metade claras e metade escuras, alternadamente) e um relógio de xadrez que é opcional para disputas não oficiais. Para que o tabuleiro fique corretamente posicionado antes de cada partida, cada enxadrista deve ter um quadrado claro à sua direita.
No transcorrer da partida, quando o rei de um enxadrista é diretamente atacado por uma peça inimiga, é dito que o rei está em xeque. Nesta posição, o enxadrista tem que mover o rei para fora de perigo, capturar a peça adversária que está efetuando o xeque ou bloquear o ataque com uma de suas próprias peças, sendo que esta última opção não é possível se a peça atacante for um cavalo, pois tal peça pode saltar sobre as peças adversárias. O objetivo do jogo é dar xeque-mate ao adversário, o que ocorre quando o rei oponente se encontra em xeque e nenhum lance de fuga, defesa ou ataque pode ser realizado para anular o xeque. Neste caso, ou a peça é capturada (ou tomada) pelo adversário ou o concorrente perdedor tomba o rei, como sinal de desistência. Não existe a obrigatoriedade de o concorrente dizer, em caso de xeque, Xeque, e em caso de xeque-mate, Xeque-mate, ou simplesmente Mate, conforme verificado no artigo "Regras do Xadrez".
O enxadrista ainda dispõe de três lances especiais: o roque que encastela o rei, protegendo-o de ataques inimigos; a captura en passant, quando um peão avançado toma um outro peão oponente que apenas passou pelo primeiro com o seu lance inicial de duas casas; e a promoção, obrigatória ao peão que, ao alcançar a oitava fileira, deve ser promovido a cavalo, bispo, torre ou dama, de mesma cor. Leia mais na Wikipédia.
Siga-me no Twitter: https://twitter.com/edsoncavalcante
Siga-me no Twitter: https://twitter.com/edsoncavalcante
Lei do Xadrez - O que deve mudar a partir de 1º de julho de 2013
No 83º Congresso da FIDE realizado em Istambul no início deste mês, a Comissão de Regras submeteu o texto da nova lei do xadrez que passa a vigorar a partir de 1º de julho de 2013. Abaixo estão listadas as principais alterações:
• Passa a ser legal a opção de promoção, retirando o peão da penúltima (7ª ou 2ª) e colocando a peça escolhida na casa de promoção (8ª ou 1ª)
• Após fazer o lance no tabuleiro, o jogador deverá parar o seu relógio e acionar o de seu oponente (isso quer dizer que terá de pressionar seu relógio) completando o seu lance.
• Um lance também está completado:
a) se o lance termina a partida (vide artigos 5.1 etc...)
b) se o jogador fez seu próximo lance, no caso de seu lance anterior não ter sido completado (jogador esqueceu de acionar o relógio, por exemplo)
• Somente o jogador que tem a vez de jogar pode ajustar peça(s) no tabuleiro
• No caso de um jogador com deficiência que não pode pressionar seu relógio ou não possa anotar seus lances, seu relógio não será ajustado.
• Perde a partida o jogador que chegar depois do horário default a menos que o árbitro decida adiar o início da partida devido a circunstâncias imprevistas (problemas de força maior)
• O regulamento técnico da competição pode especificar o horário de chegada (tolerância zero ou diferente de zero)
• A punição para o jogador que reivindica incorretamente empate com base em repetição de jogada ou regra dos 50 lances passa a ser de 2 minutos de bônus para o adversário ao invés de 3 minutos
• No caso de reivindicação de empate com base no artigo 10.2, o árbitro terá as seguintes opções:
a) aceitar a reivindicação
b) adiar a decisão
c) continuar o jogo usando delay ou um incremento (5 seg adicionados ao relógio de ambos os jogadores); ao relógio do adversário será acrescido também o bônus de 2 minutos.
d) rejeitar a reivindicação
• Exceto se o regulamento técnico dispuser em contrário, o jogador pode apelar de qualquer decisão do árbitro mesmo que tenha assinado a planilha
• O regulamento técnico pode estipular punição diferente, menos severa, para os casos de toque de celular (e outros equipamentos eletrônicos) de jogador durante a rodada
• O jogador pode, durante o andamento da partida, solicitar ao árbitro explicações sobre determinada regra da lei do xadrez
• No caso de irregularidades ocorridas, o árbitro poderá em determinados casos não mudar os tempos dos relógios. A vantagem é que a programação do torneio pode ser mantida. Isto é muito importante quando deve ser jogada mais de uma rodada num mesmo dia.
• O árbitro pode adotar medidas especiais no que diz respeito aos jogadores DV e daqueles que necessitem de cuidados médicos.
• O árbitro tem a possibilidade de, em alguns casos, decidir parar o relógio de um deficiente visual.
• Novo artigo sobre aplicação de penalidades inclui multa anunciada previamente e consulta ao organizador em caso de expulsão de jogador do evento (esta punição somente poderá ser aplicada em conjunto com o organizador)
• Qualquer penalidade a ser aplicada em partida de BLZ passa a ser de 1 minuto.
• O evento de RPD ou BLZ que iniciar com supervisão inadequada terminará com supervisão inadequada, mesmo que a partir de um determinado momento haja árbitros suficientes para a supervisão de todas as partidas. É importante aplicar as mesmas regras durante todo o evento.
Fonte: http://www.cbx.org.br
Livros de Xadrez.
XADREZ - O GUIA DEFINITIVO
Formato: Livro Autor: EADE, JAMES Editora: MARCO ZERO EDITORA Assunto: JOGOS - XADREZ/TABULEIROS
ABERTURAS DE XADREZ PARA LEIGOS
Formato: Livro Coleção: PARA LEIGOS Autor: EADE, JAMES Editora: ALTA BOOKS Assunto: JOGOS - XADREZ/TABULEIROSVeja relação de Livros relacionados a Xadrez no site da Livraria Cultura o entre no link : http://www.livrariacultura.com.br/scripts/cultura/externo/index.asp?id_link=2912&tipo=14&p1=xadrez
Siga-me no Twitter: http://www.twitter.com/edsoncavalcante

Os 100 melhores enxadristas brasileiros no ranking da FIDE
100 melhores enxadristas brasileiros no ranking da FIDE -
XADREZ - O GUIA DEFINITIVO
Formato: Livro Autor: EADE, JAMES Editora: MARCO ZERO EDITORA Assunto: JOGOS - XADREZ/TABULEIROS
ABERTURAS DE XADREZ PARA LEIGOS
Formato: Livro Coleção: PARA LEIGOS Autor: EADE, JAMES Editora: ALTA BOOKS Assunto: JOGOS - XADREZ/TABULEIROSSiga-me no Twitter: http://www.twitter.com/edsoncavalcante

Arasan Chess - Software para jogar Xadrez
Arasan Chess Jogo de Xadrez com cronômetro, opções de gravar o jogo e base de dados com mais de 35.000 movimentos Faça Download da Versão 15 no link : http://www.arasanchess.org/downld.shtml
Siga-me no twitter : www.twitter.com/edsoncavalcante
Assinar:
Comentários (Atom)
